em Sem categoria

Codesal certifica integrantes de Nupdec em Voluntários da Pátria

Integrantes da comunidade de Voluntários da Pátria (Lobato) receberam, nesta quarta-feira (20/06), seus certificados de conclusão do curso em ações preventivas que integram o projeto de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da Codesal. Realizada na Escola Municipal Santa Luzia do Lobato, a cerimônia reuniu 63 participantes que concluíram a capacitação.

A entrega dos certificados, que contou com a participação do diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, da subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Kelly Morais, da chefe do setor de Articulação Comunitária e Voluntariado, Simone Café,  e da assistente social, Nádia Rangel, encerrou a primeira fase do trabalho de mobilização desta comunidade, que consiste na formação do Nupdec.

A instalação do núcleo teve início com os técnicos da Codesal identificando lideranças e realizando a mobilização comunitária, seguida do curso de formação com módulos sobre primeiros socorros, estrutura da Defesa Civil e percepção de riscos, entre outros.

Ao concluírem a capacitação, os participantes se tornam agentes voluntários preparados para multiplicar as informações destinadas à diminuição dos impactos em casos de desastres naturais.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, parabenizou a comunidade pela implantação do Sistema de Alerta e Alarme, que é acionado toda vez que o volume de chuvas atinge 150 mm indicando que os moradores da área devem deixar suas casas e se dirigirem para centros de acolhimento previamente estabelecidos.

“As chuvas registradas em abril alertaram para a necessidade de se formar um Nupdec aqui em Voluntários da Pátria, comunidade vizinha a Vila Picasso, onde o núcleo já foi instalado e que em abril teve o sistema de alerta e alarme acionado devido ao índice pluviométrico registrado”, explicou.

O diretor agradeceu ainda ao gerente da Prefeitura-Bairro da Cidade Baixa, Claudio Conduru, e à diretora da Escola Municipal Santa Luzia do Lobato, Jaciara Pimentel, por atuarem com facilitadores para a mobilização da comunidade e para a realização da capacitação.

Por sua vez, a assistente social Nádia Rangel, que conduziu as atividades na comunidade, destacou a importância da parceria entre a Codesal e a comunidade e elogiou o empenho dos participantes, “a base dos núcleos”.

Antes de receberem os certificados, os voluntários assistiram animadamente à exibição de vídeo que fez uma retrospectiva da história da mobilização na comunidade com foto dos concluintes.

Morador de Voluntários da Pátria, José Antônio West Silva, considera que “a colaboração de todos ajuda a melhorar onde você mora. É bom saber qual o comportamento que se adota em uma emergência”, disse.