em Área de risco, Codesal

Comunidade de Bom Juá participa de simulado

Simulado de Evacuação CODESAL Bom Juá_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

A comunidade do Bom Juá, em São Caetano, se manteve alerta na noite de quinta-feira (23/11) quando os moradores participaram de um simulado noturno de evacuação promovido pela Defesa Civil (Codesal) em parceria com outras autarquias, a exemplo da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps), Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência de Trânsito (Transalvador), Secretaria de Educação (Smed) e Secretaria de Saúde (SMS). A atividade é a terceira realizada pela Codesal no período noturno.

A ação teve início às 19h com a mobilização de quatro equipes da Codesal, que circularam em rotas específicas suscetíveis a desastres naturais, após acionamento da sirene de alerta, convocando os moradores a saírem de suas casas e seguirem até a Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, ponto escolhido como apoio aos moradores na localidade.

Morando no Bom Juá apenas há 20 dias, Leandro Santos, que veio do interior do Estado, participou da atividade para saber de que forma pode se proteger e orientar a família em caso de deslizamentos. “Achei muito bom porque a gente fica sabendo o local certo onde pode procurar abrigo e com quem podemos ter ajuda”, explicou.

“Essa ação é o desdobramento de um trabalho que a Codesal já vem realizando. Nosso objetivo com o simulado é mostrar à população como se comportar num episódio de risco, seja de alagamento ou  deslizamento de terra, embora essa área já tenha recebido uma proteção com geomanta”, afirmou o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo. Ele acrescentou que Salvador conta com 70 geomantas aplicadas.

Foram mobilizados para a realização da ação cem servidores da Prefeitura e 238 famílias. Apenas no Bom Juá, existem 44 moradores voluntários cadastrados, ou seja, que passaram por capacitação junto à Codesal e estão aptos a auxiliar a comunidade quando existir risco eminente de desabamentos na região.