em Área de risco, Codesal, Comunidade, Defesa Civil

Voluntários de Maria Amaral são certificados pela Codesal

Prevenção. Esta é a palavra-chave do projeto de capacitação da Defesa Civil de Salvador (Codesal) destinado a formar os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) focados na redução de risco em áreas de encosta.

Foi com esse objetivo que 95 novos voluntários da comunidade Maria Amaral (Alto do Cabrito) receberam nesta terça-feira (14/11) os certificados de conclusão do Nupdec com o compromisso de fazer uma rede de proteção em suas áreas toda vez que se fizer necessário.

A assistente social, Nádia Rangel, que atuou como facilitadora das atividades, elogiou a participação do grupo e acentuou ser fundamental a união e o protagonismo dos moradores que devem estar comprometidos com a redução de riscos.

O Nupdec visa integrar o sistema de Defesa Civil à comunidade e aos órgãos públicos de modo a assegurar uma ação conjunta de toda a sociedade na prevenção e redução de desastres. Os módulos abordam temas sobre defesa civil, percepção de risco e primeiro socorros.

Segue o passo

Na certificação, o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, lembrou que a Codesal, atendendo a orientação do prefeito ACM Neto, “segue o passo no sentido de que a rua é o melhor gabinete para se conhecer cada canto de Salvador e tomar as medidas que a população demanda”.

A subcoordenadora de Ações Educativas e Comunitárias, Kelly Morais, elogiou o comprometimento dos participantes, que se mantiveram presentes e atuantes durante as atividades de formação do Nupdec. “Precisamos da participação de vocês para fazer valer as ações preventivas propostas”.

O subprefeito da Cidade Baixa, Claudio Condurú, elogiou o trabalho dos técnicos da Defesa Civil,  classificando-os de “guerreiros da Codesal” e ressaltou a “assiduidade e compromisso da comunidade que se fez presente ao longo das duas semanas de capacitação”.

O diretor-presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), o vereador Alberto Braga, destacou como elogiável o empenho da Codesal que desenvolve um trabalho de “salvar vidas”.

Estiveram presentes ao evento, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o subprefeito da Cidade Baixa, Claudio Conduru, o diretor-presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), o vereador Alberto Braga, a gestora da Escola Municipal Padre Noberto, Aline Rocha, a coordenadora de Ações Preventivas e Redução de Riscos, Gabriela Morais, a subcoordenadora de Ações Educativas e Comunitárias, Kelly Morais, técnicos da Codesal, lideranças comunitárias e outros gestores municipais.

Morando no Alto do Cabrito há 30 anos, a idosa Antonieta da Paz, serviu de exemplo entre os participantes por ter demonstrado muito interesse no decorrer dos módulos, como destacou Nádia Rangel. Ao comentar o que achou o curso, ela disse: “estou aqui para aprender, pois sempre tem coisas interessantes sendo ensinadas”.