em Codesal, Comunidado, Defesa Civil, Educação

Morador dá exemplo de protagonismo comunitário

Fernando fala sobre seu projeto em capacitação para o Nupdec

A equipe da Codesal, que participou da formação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nupdec) no período de mobilização na comunidade de Maria Amaral/Alto do Cabrito, conheceu Fernando Dunham Reis (foto), 36 anos, que mora há cinco na comunidade, conta a assistente social, Nádia Rangel, que coordenou as atividades.

Ela revela que Fernando realiza um trabalho significativo no local utilizando material reciclável para plantar e espalhar plantas pela comunidade. Os dispositivos por ele reciclados são colocados ao longo da encosta para evitar que os moradores joguem lixo e façam construções irregulares.

No dia 08/11, quando novo voluntários do Nupdec na comunidade de de Maria Amaral foram certificados, Nádia Rangel abriu espaço para que Fernando divulgasse o seu projeto “Natureza Feliz”, simbolizado pelo boneco de pneu que sorri (foto abaixo), para os mais de 100 moradores presentes.

Ele falou da importância de preservar o meio ambiente e cuidar da natureza como forma de prevenir desastres, convidou a comunidade a se juntar a ele nessa luta e distribuiu sementes de girassol para que todos pudessem plantar uma muda.