em Codesal, Comunidade, Defesa Civil, Educação

Codesal certifica 117 voluntários em Canabrava

Cento e dezessete voluntários da comunidade de Padre Ugo (Canabrava) receberam, na quarta-feira (01/11), seus certificados de conclusão do curso em ações preventivas para formação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A cerimônia foi realizada na Escola Municipal de Canabrava.

Esta fase do trabalho de mobilização, que consiste na instalação do Nupdec, visa dar maior protagonismo à comunidade, buscando ampliar a percepção dos fatores de riscos presentes nas áreas de encostas. As atividades de capacitação foram conduzidas pela assistente social Eliene Bitar.

Participaram do evento o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o subprefeito do bairro de Pau da Lima, Jean Sacramento, o gerente de Projetos Estratégicos da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, Daniel Gabrielli, a diretora da Semps, Juliana Portela, a coordenadora de Ações Preventivas e Redução de Riscos, Gabriela Morais, o coordenador de Ações de Contingência da Codesal, Francisco Costa Júnior, a subcoordenadora de Ações Educativas e Comunitárias, Kelly Morais, técnicos da Codesal, lideranças comunitárias e outros gestores municipais.

Prevenção

A subcoordenadora Kelly Morais, ao abrir a cerimônia de certificação, disse que o papel da Defesa Civil é destacar a importância da prevenção na redução de acidentes e elogiou o empenho da comunidade de Padre Ugo que participou ativamente da realização do Nupdec. “A comunidade foi bastante colaborativa”, afirmou.

Por sua vez, o diretor Sosthenes Macêdo destacou que o “Nupdec é um instituto voltado à prevenção de acidentes”, comemorando o fato de os núcleos estarem ampliando a sua capilaridade.
A coordenadora Gabriela Morais acentuou que “de nada adianta a Codesal trabalhar sozinha se não contar com a parceria de vocês. Prevenção a gente faz o tempo inteiro, visitando os locais, identificando problemas, ajudando a corrigi-los”.

“Trabalhar em Defesa Civil é trabalhar em comunidade, tanto no momento do acidente quanto da prevenção. Tenho certeza que contaremos com vocês”, pontuou o coordenador, Francisco Costa Júnior.

Parceria

A assistente social Eliene Bitar destacou a importância da parceria entre a Codesal e a comunidade, que é a base dos núcleos. “Esta é um trabalho conjunto e dinâmico que fortalece os laços da Defesa Civil com vocês”.

No decorrer da entrega dos certificados, os voluntários assistiram bastante animados ao vídeo que conta a história da mobilização nas comunidades e do desenvolvimento das atividades do Nupdec.

“Foi muito bom aprender sobre a defesa civil, primeiros socorros e saber qual o comportamento que se adota em uma emergência”, disse a nova voluntária Nilzete dos Santos que mora na comunidade de Padre Ugo há 32 anos.

Para João Paulo da Silva Oliveira, participar do curso e realizar exercícios práticos foi uma experiência gratificante. “Foi interessante participar do curso para voluntário”. ​