em Área de risco, Codesal, Comunidade, Defesa Civil

Voluntários da comunidade de Rosalvo Silva são certificados pela Codesal

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) certificou na tarde de quinta-feira (25/10) cento e oito moradores de Rosalvo Silva (São Marcos)  como voluntários do programa Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). O evento foi realizado na Creche Pré-escola Primeiro Passo.

O projeto de formação de Nupdecs tem como um dos objetivos melhorar a percepção dos fatores de riscos presentes nas áreas de encostas e vales, informando e capacitando a população, para contribuir com a redução das ocorrências de desastres e suas consequências. As atividades de capacitação foram conduzidas pela assistente social Nádia Rangel.

Estiveram presentes à solenidade, o chefe de Gabinete do Prefeito, João Roma, o secretário de Cidade Sustentável, André Fraga, o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, o subprefeito do bairro de Pau da Lima, Jean Sacramento, técnicos da Codesal, lideranças comunitárias e outros gestores municipais.

O  diretor da Codesal destacou que “quando se fala em Defesa Civil devemos pensar em prevenção e nos resultados positivos do trabalho realizado para a formação dos Nupdecs nas comunidades”.

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais, ressaltou que a capacitação é focada  “na prevenção de modo a permitir que a comunidade saiba como agir no momento certo”.

Morador da região há 15 anos, José Antônio Santos, disse que antes do curso “pensava que a Codesal atendia apenas na hora de acidentes provocados pela chuva. Agora sei que realiza um bonito trabalho no campo da prevenção. Muito bom”.

Vilma Maria Pereira, que mora na comunidade de Rosalvo Silva há 20 anos, disse que o curso foi proveitoso. “Aprendi muita coisa, inclusive a ficar atenta aos riscos e a prestar primeiros socorros”.