em Sem categoria

Palestra aborda prevenção do AVC em Vila Mar

Conhecer os sinais de um AVC (acidente vascular cerebral), ou também conhecido como derrame, é o primeiro passo para a sua prevenção. Este foi um dos temas da atividade de educação em saúde apresentada, dia 12/06, na comunidade de Vila Mar (Estrada Velha do Aeroporto) por técnicos da Codesal em parceira com a Universidade Federal da Bahia.

O AVC ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma área do cérebro é interrompido – pelo rompimento ou interrupção dos vasos sanguíneos. As células cerebrais, privadas de oxigênio e glicose necessária para sobreviver, podem morrer, explicou a enfermeira e professora da Faculdade de Enfermagem da Ufba,  Marcia Carneiro.

Ela alertou aos participantes de que se um acidente vascular cerebral não for descoberto cedo, poderá resultar em danos cerebrais permanentes, incapacitação ou até mesmo em óbito.

A iniciativa de educação em saúde da Codesal/UFBA busca estreitar os vínculos da Defesa Civil de Salvador com as comunidades onde já se formaram os Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC).

As atividades foram conduzidas pela assistente social Juçara Pereira, da Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas.

Veja fotos da atividade:

Escreva um comentário

Comentário