em Codesal, Entrevista

Perfil – André Luiz Mota Higino

“Aprendi muito trabalhando na Codesal”

Com experiência de 28 anos na área de técnica em edificações, André Higino se formou pela então Escola Técnica Federal da Bahia. “Na verdade, entrei na instituição para fazer o curso de técnico em estradas. Ocorreu que extinguiram o curso e eu finalizei os estudos no curso de técnica em edificações”, conta.

Ao longo de sua trajetória profissional atuou em várias organizações como a Petrobras, na unidade de São Sebastião do Passé, a Secretaria da Terra da Prefeitura Municipal de Salvador, em ambos como técnico em edificações, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), onde fazia a manutenção das linhas de trens, e como topógrafo na SCC.

Na Prefeitura, André integrou a equipe que trabalhou no projeto do Metro de Salvador, quando Fernando José era prefeito. “Fiz a locação de faixa de domínio por onde passariam as vias para identificar possíveis áreas de desapropriação”.

Na Embasa, onde trabalhou por oito anos como terceirizado, participou do projeto Bahia Azul que implantou nova rede de esgotamento sanitário em Salvador. A trajetória na FCA, hoje Vale do Rio Doce, possibilitou a André realizar a manutenção de ferrovias em Simões Filho, Candeias, Alagoinhas, por onde passam comboios de trens de carga.

Quando chegou à Codesal, em 2016, após ter sido aprovado no concurso Reda, foi encaminhado inicialmente para a Subcoordenadora de Áreas de Risco. “Aprendi muito neste setor, acompanhado os engenheiros nas vistorias em campo”.

Em seguida, é transferido para o setor de Acompanhamento de Ações de Redução de Risco, onde passou a fazer a inspeção do trabalho de relonamento nas comunidades localizadas em áreas de encostas de Salvador. “Estas inspeções são colocadas em relatório que encaminho à diretoria”, diz, acrescentando que evita guardar trabalho para o dia seguinte.

“Aprendi muito com as pessoas que já trabalhavam aqui na Codesal, mas também a gente consegue ensinar aos mais novos”, revela André. Ele ressalta, contudo, a necessidade de se ampliar o treinamento dos novatos. “Quando cheguei aqui desconhecia as atividades da Defesa Civil”.

Escreva um comentário