em Codesal, Defesa Civil

Barro Branco recebe obra de contenção de encosta

Após várias décadas de problemas com a chuva, a comunidade conhecida como Barro Branco, no Alto do Peru, recebeu nesta quarta-feira (29) a primeira etapa da obra de contenção da encosta da comunidade, num investimento de R$8,8 milhões.  Os deslizamentos e desabamentos das encostas eram tão graves que acabaram vitimando pessoas na região.

O prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço para início imediato das obras da segunda etapa. A localidade vai ganhar ainda um conjunto habitacional para abrigar vítimas das chuvas. Realizadas pela Prefeitura sobre a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), as obras de contenção da encosta no Barro Branco foram divididas em duas etapas. A primeira, entregue hoje, engloba a contenção de 1.682m² utilizando a técnica de cortina atirantada, dividida em duas partes: principal e complementar.

A cortina principal possui 156m de extensão, 10m de altura e 0,25m de espessura. Já as cortinas complementares possuem um total de 75m de extensão, três metros de altura e 0,25m de espessura.

A segunda etapa é composta por implantação de cortina atirantada em 599m² do lado direito e outros 209m² do lado esquerdo. Também será utilizada a técnica de solo grampeado em cerca de 200m² de encosta. O investimento para esta fase é de R$3,5 milhões.

Fonte: Correio da Bahia